Tratamentos Realizados

Tratamento da dor Crônica

Dores crônicas são geralmente limitantes e difíceis de tratar. Exigem correta investigação e tratamento apropriado, que pode variar do uso de medicamentos a procedimentos cirúrgicos.

Cefáleia

Condição na qual é referida dor de cabeça. Varia de intensidade e localização, assim como pode iniciar em qualquer hora do dia. Existem várias causas para dor de cabeça e múltiplos tratamentos estão disponíveis.

Enxaqueca

Tipo específico de cefaleia, que ocorre mais frequente em mulheres que homens. Geralmente tem caráter latejante e está acompanhada de outros sintomas como náuseas, vômitos e alterações visuais. Causas alimentares devem ser investigadas.

Dor Lombar

Dor na região lombar é muito frequente e grande causa de perda de dias de trabalho. Possui múltiplas causas, variando de má postura, alterações musculares, articulares e hérnia de disco.

Síndrome pós-laminectomia

Trata-se de dor crônica de forte intensidade e incapacitante decorrente de insucesso de cirurgia em coluna vertebral (hérnia de disco, artrodese). Necessita de tratamento multidisciplinar; por vezes intervenções neurocirúrgicas para o controle da dor podem auxiliar.

Neurocirurgia vascular

Aneurismas cerebrais
São dilatações arteriais cerebrais que podem romper e causar hemorragias, levar ao coma ou até mesmo a morte. Necessitam de tratamento agressivo, seja cirúrgico ou endovascular.

Cavernomas

São lesões vasculares, que podem ocorrer em qualquer ponto do sistema nervoso central. Manifestam-se por sangramento local ou crises convulsivas.

Neoplasias do encéfalo

Gliomas

Sâo os tumores mais frequentes do sistema nervoso central e variam de casos benignos a malignos. Necessitam pronta intervenção cirúrgica e muitas vezes exigem tratamento complementar com quimio ou radioterapia.

Meningeomas

Sâo neoplasias benignas do sistema nervoso, que atingem mais mulheres que homens. Distribuídas em diferentes pontos da cabeça ou da coluna vertebral. Geralmente apresentam crescimento lento.

Neurinomas

Biópsia por estereotaxia

Procedimento realizado para se obter amostras de tecido cerebral em regiões profundas. Instala-se um halo craniano e através de um orifício no crânio, procede-se a biopsia.

Neoplasias da coluna vertebral

Ósseas e medulares
Exigem ressecção e, por vezes, fixação e estabilização da coluna vertebral. Associa-se monitorização intraoperatória para estudo da função medular durante o período em que o paciente está anestesiado.

Doenças degenerativas da coluna vertebral

Dor cervical e lombar - Decorrentes do processo de envelhecimento, são dores extremamente comuns e que são tratadas por equipe multidisciplinar.

Hérnia de disco cervical

Manifestada principalmente por dor no pescoço com irradiação para os braços. Pode exigir tratamento cirúrgico ou não.

Hérnia de disco torácica

Raras e de origem traumática (frequentemente), podem evoluir com dificuldade de locomoção e dor importante em tórax.

Hérnia de disco lombar

Rata-se de hérnia extremamente frequente, manifestando-se por dor lombar com irradiação para as pernas. O tratamento exige medicação, acupuntura e cirurgia quando as medidas clínicas falharem.

Neurocirurgia infantil

Hidrocefalia Meningocele e mielomeningocele
Neoplasias encefálicas Neoplasias medulares
Cranioestenose

Tratamento cirúrgico da epilepsia

Estimulação Vagal
Ressecção de área epileptogênica Amigdalohipocampectomia

Alterações do fluxo liquórico

Hidrocefalia em crianças Hidrocefalia em adultos Hidrocefalia de pressão normal

Traumatismo cranioencefálico

Adultos e crianças.

Traumatismo raquimedular

Fraturas da coluna vertebral

Tratamento clínico e cirúrgico da doença de Parkinson e distúrbios do movimento

Tremores
Rigidez
Bradicinesia

Tratamento cirúrgico da dor e espasticidade

Bomba de morfina e baclofeno Estimulação cerebral e medular Neuralgia do trigêmeo e outras dores faciais

Espasmo hemifacial

Infiltrações e bloqueios na coluna vertebral para o tratamento da dor.

Sistema Nervoso Periférico

Síndrome do túnel do carpo, síndrome do túnel do tarso e outras neuropatias compressivas.

Neoplasias do sistema nervoso periférico (neurinomas, schwannomas)

Neuropatia diabética
Paralisia facial